23 de mai de 2016

Sucesso em mais uma edição da festa em honra ao Divino Espírito Santo

Foram três dias de muita festa, uma festa que é comemorada há 116 anos, a festa em honra ao Divino Espírito Santo em Jaguaruna é uma tradição cultivada através das gerações, renovando a cada ano a devoção dos fiéis.
Na parte religiosa, as celebrações de sexta, sábado e domingo fizeram com que a igreja ficasse completamente lotada. Na parte cultural, apresentações de dança da Escola Maria Duarte Vasconcelos de Morro Grande, boi de mamão da Apae e o Coral de Tubarão encantaram o público. Não faltou ainda a movimentação nas barraquinhas e o famoso aviãozinho.
No domingo pela manhã as festividades começaram cedo, o sol nem havia aparecido e a Banda Amor à Pátria realizava a alvorada no centro da cidade.
O cortejo imperial desfilou pelo centro da cidade acompanhado pelos festeiros e pela população em direção à igreja matriz. A missa da manhã foi presidida pelo bispo Dom João Francisco Salm. Ao final da celebração foi apresentado à comunidade os festeiros para 2017.
O almoço festivo, preparado pelo Movimento de Irmãos, lotou as dependências do salão paroquial. O leilão de animais foi a atração mais esperada e contou com uma grande participação do público. “Essa é a primeira vez que participo como leiloeiro, é uma oportunidade de poder ajudar nesta festa tradicional da nossa cidade e o leilão foi muito bem recebido pela comunidade, uma participação bastante grande. A gente percebe que as pessoas querem participar, dar uma colaboração com a festa. Outro ponto interessante é que esse leilão deu a oportunidade para que o nosso setor agropecuário também pudesse estar presente na festa através das doações destes animais”, destacou o leiloeiro, Agnaldo Serafim.
Gilson Vieira Rocha arrematou um novilho e um porco e diz que a participação no leilão é uma forma de ajudar a igreja e ainda brincar com os amigos. “O leilão para mim é uma brincadeira que a gente faz para ajudar comunidade, participar, poder ajudar a igreja, não para adquirir o animal em si, mas poder brincar com o povo em geral”.
Novamente às 16 horas, a corte imperial, acompanhada agora dos novos festeiros, desfilou mais uma vez pelo centro da cidade. A celebração da tarde teve a presidência do padre Antônio Hemkemeier.
Para finalizar as festividades deste ano, foi realizado o sorteio da rifa, uma TV de 40 polegadas, e do bingo com o valor total de 25 mil reais. O padre Avelino de Souza falou sobre as festividades. “Agradeço a Deus por estes três dias de festa, a casa estava cheia, a igreja lotada em todas as celebrações, o leilão foi uma bênção, uma participação bastante grande das pessoas, que aderiram a ideia. Agradeço os festeiros pela organização, pelo trabalho e agradeço também a todos os apoiadores, todas as pessoas que contribuíram para a nossa festa ser esse sucesso”.
Os festeiros deste ano dedicaram muitos meses de trabalho e com o fim da festa se dizem satisfeitos com o resultado. “Esse é um momento bastante alegre, já estamos aqui no fim da festa, trabalhamos com muito afinco por seis meses. No início tivemos a ajuda dos antigos festeiros, depois começamos a caminhar sozinhos e perceber hoje que o planejado realmente aconteceu, claro que sempre aparece algumas falhas, afinal somos humanos e não máquinas, mas tudo ocorreu conforme a gente planejou, queremos agradecer a todos que nos ajudaram, pois a equipe que faz tudo isso acontecer é bem maior do que apenas os seis casais festeiros, a gente coordenada, mas tem muita gente empenhada, estamos satisfeitos, contentes e com um sentimento de dever cumprido”, finalizou Marcos Bitencourt Boaventura, festeiro em 2016.

Festeiros 2017
Mário Goulart Ferreira e Simone Bitencourt Ferreira