12 de fev de 2016

Tem início a Quaresma e a Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, e é uma data com especial significado para a comunidade cristã católica. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
Na matriz de Jaguaruna, foi celebrada a Missa de Cinzas na parte da manhã e à noite. Fiéis destacam a Quaresma como tempo de reflexão e conversão.
“Quaresma é tempo de reflexão, perdão e amor ao próximo, é tempo de lembrar que Jesus deu a vida para nos salvar de tantos pecados que nós fizemos todos os dias, é admitir que existe um ser que te ama do jeito que você é. Quaresma é tempo de amar mais e mais nosso Jesus”, destacou Bruna Garcia.
“É tempo de nos voltarmos ao nosso interior. Tempo de oração, reflexão. Silêncio para ouvir o quer Deus quer de nós. Fazer um exame de como somos para nós mesmos e para o próximo. E com a Campanha da Fraternidade deste ano refletirmos também sobre o que estamos fazendo pelo planeta que habitamos”, enfatizou Bruna Tomaz Bitencourt.
De acordo com Padre Avelino de Souza, pároco, Quaresma é vida nova. “Nós nos colocamos na presença do Senhor e revermos a nossa vida, o nosso relacionamento conosco. Quaresma é conversão, é mudança de vida, é buscar ser um cristão melhor para mim mesmo e para o meu irmão, tempo de perdão e reconciliação. Observando que a esmola, o jejum e a oração devem estar sempre presentes”.
Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.
Início da Campanha da Fraternidade 2016
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram no último dia 10, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
De acordo com os dados divulgados pelo Conic, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.
Campanha ecumênica
A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema "Novo milênio sem exclusões". A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

Mais fotos, CLIQUE AQUI

Com informações do site Folha Regional