20 de fev de 2015

Missa de Quarta-feira de Cinzas é celebrada na Matriz e no Balneário Camacho


A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma, podendo também ser designada por Dia das Cinzas, e é uma data com especial significado para a comunidade católica. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao Domingo de Páscoa.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional Missa das Cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta.

Em Jaguaruna, a Missa das Cinzas foi celebrada às 19h30min, no Balneário Camacho, presidida pelo padre Antônio Hemkemeier, e na igreja matriz, presidida pelo padre Avelino. “Durante a missa nós utilizamos essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase ‘Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás’ ou a frase ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’”, completa o pároco. 

Fonte: Folha Regional/ Jornalista Angela Barbara Pereira
Foto: Daniela Rebelo/ PASCOM

0 comentários:

Postar um comentário