23 de out de 2014

Celebrações marcam os 100 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt

O Movimento Apostólico de Schoenstatt, presente em todo o mundo, completou 100 anos de fundação. Ele foi constituído pelo Padre José Kentenich, sacerdote alemão, no dia 18 de outubro de 1914. Seu nome teve origem no lugar onde teve início: Schoenstatt, um bairro do povoado de Vallendar, próximo a Coblença, na Alemanha. O Movimento também é responsável pela propagação da Campanha da Mãe Peregrina em diversos lares.
Muitos devotos acompanharam pelos meios de comunicação, as festividades em diversas partes do país e do mundo. Em Santa Maria - RS, milhares de peregrinos participaram das celebrações no último fim de semana. No sábado, 18, à noite, na Basílica da Medianeira, foi apresentado um teatro contando a história do Pe. José Kentenich, seguida da celebração da missa, presidida pelo padre Argemiro Ferraciolli, com a presença de vários padres e das irmãs de Maria de Schoenstatt, seminaristas, representantes da Liga das Famílias e da Juventude, que animaram a liturgia. "Depois de muitas reuniões de preparação, ensaios, apresentações para pequenos grupos para acertar os detalhes e grandes expectativas, chegou o grande dia. Foi maravilhoso ver os 'schoenstatteanos' reunidos para celebrar o grande centenário da Aliança de Amor. Valeu cada esforço, tempo despendido, cada oração, cada dia de espera. Afinal, somos a geração Centenária de Schoenstatt", destacou Varnei Albino, assessor da Juventude Masculina em Santa Maria. Varnei é natural de Tubarão e atualmente reside na cidade gaúcha.
 Após a bênção final, os romeiros se dirigiram em caminhada até o Santuário da Mãe Peregrina e foram recebidos pela Banda do Exército e pelo coral da Associação dos Professores de Santa Maria. Para finalizar os festejos da noite, houve um espetáculo de fogos de artifício e cumprimentos pelo novo século de história. "Foram momentos de graça vividos aqui em Santa Maria. Nós fazemos parte desta história e podemos nos sentir abrasados pelo fogo da Aliança de Amor, através da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que visita os lares, levando as bênçãos que partem do Santuário. Agradeço a todos que acompanharam conosco deste momento de festa", destacou Ir. Maria Manoela Costa Pereira, natural de Jaguaruna.

As festividades encerraram na segunda-feira, 20, com a missa presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert. Peregrinos da Diocese de Tubarão também participaram do momento festivo.

Mais fotos, acesse AQUI

Redação: Vanderleia Pereira/ PASCOM