24 de abr de 2014

Celebrações marcam o Tríduo Pascal na Matriz

Comunidade local e visitantes estiveram reunidos na última semana para a solenidade do tríduo pascal e a celebração da Páscoa.
A Quinta-Feira Santa foi marcada pela missa com lava-pés e instituição da Eucaristia. Na sexta-feira Santa, às 06 horas da manhã, foi realizada a caminhada penitencial até o alto do Morro da Cruz, onde reuniu muitos fiéis que rezaram a via-sacra e carregaram uma cruz com 10 metros de comprimento, lembrando as últimas horas de Jesus no Calvário. A caminhada ocorre há aproximadamente 20 anos no município e a cada ano aumenta o número de participantes.
A fé se transforma em arte. A arte, em devoção, espetáculo e memória.  A cada Páscoa, as emoções se renovam nos corações dos fiéis, que parecem testemunhar o sacrifício de Cristo pela primeira vez. E para dar vida ao memorial, o Grupo de Jovens Jusc e integrantes de diversas pastorais apresentaram o teatro da Paixão de Cristo. "Fiquei impressionado com tamanha dedicação das pessoas que participaram do teatro. Foram momentos que nos levaram a pensar sobre o quanto Cristo sofreu, mas venceu a morte e ressuscitou. Tudo contribuiu para que em cada ato dramático, o realismo da encenação tocasse as pessoas e se frutificasse numa experiência multiplicadora de esperança", destacou o pároco, Pe. Avelino de Souza.
O tríduo Pascal culminou com a celebração do Sábado Santo, com a bênção da água e do fogo novo. "O sábado santo é um dia muito especial dentro da Semana Santa. É o dia em que três elementos marcam a Vigília Pascal: a celebração da palavra, o batismo, a celebração eucarística", finalizou Pe. Avelino.

Fotos do teatro da Paixão de Cristo, clique aqui
Fotos da Caminhada Penitencial, clique aqui
Fotos da Adoração e beijo da cruz, clique aqui

Redação: Vanderléia Pereira