6 de mar de 2014

Um Carnaval diferente

Jovens de toda a Diocese de Tubarão estiveram reunidos durante o período carnavalesco para vivenciar um carnaval diferente. Com a alegria típica da juventude, o VI Retiro Transfiguração, realizado no CTG Estância do Retiro, na comunidade do Riachinho, em Jaguaruna, reuniu aproximadamente 700 jovens entre os dias 01 a 04 de março.
A missa de abertura foi presidida pelo padre Avelino de Souza na noite de sábado, 01, e contou com a animação do Ministério de Música Atos 2, presente durante todo o evento.
Pregações com os freis e as irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, teatros e adoração ao Santíssimo Sacramento fizeram parte da programação. Os shows com as bandas Amados do Eterno, Sopro Divino e Atitude de Deus durante as noites do evento, agitaram os jovens. Não faltaram brincadeiras como jogos de vôlei e o já tradicional futebol de sabão, onde não ficou ninguém de fora.
A vice-coordenadora do Setor da Juventude da comarca de Jaguaruna, Jaqueline Pereira,que participou pela segunda vez do retiro,acredita que os organizadores estão buscando melhorar a cada nova edição. "A cada ano o evento vem tomando novas formas, a equipe organizadora está de parabéns. Passar os quatro dias do Carnaval na companhia de Cristo e do próximo é uma das melhores escolhas a serem feitas. Cada um tem a sua maneira particular de vivenciar estes dias e digo que, de minha parte, foi algo inexplicável. A cada pregação, um esclarecimento e um ponto de interrogação. Uma felicidade que ficará eternizada na memória", destacou.
Diversos padres passaram pelo local, atendendo confissões e celebrando missas. O encerramento aconteceu na manhã de terça-feira, 04, com missa presidida pelo bispo Dom João Francisco Salm. "O jovem precisa acreditar em si, precisa ousar, precisa viver de maneira diferente para assim poder testemunhar Jesus", ressaltou Dom João.
E para que tudo saísse dentro do previsto, cerca de um ano antes o retiro começou a ser planejado. "Nós nos reunimos em meados de abril para planejar o encontro do próximo ano, tudo é feito com muito carinho para receber os jovens", destacou o vice-coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica, Alexander Souza de Oliveira.
Além do alimento para o físico, os dias de retiro são fortalecidos com muita oração. "No local do encontro há uma pequena capela fechada onde ficam as equipes de interseção, são 24 horas por dia em oração, durante os quatro dias de encontro", disse Alexander.
Para acomodar os jovens, o local do encontro é divido em dois alojamentos e o coordenador acredita que a cada ano os jovens estão amadurecendo. "A cada ano que passa a juventude está ficando mais madura, os mais velhos cuidam dos que estão vindo pela primeira vez, mesmo assim ficam oito homens no alojamento masculino e dez no feminino, caso algum jovem necessite de algo durante a noite".
O VI Retiro Transfiguração teve um custo alto e contou com a ajuda de diversas empresas. "Este ano o retiro teve um custo aproximado de R$ 28 mil reais, diversas empresas nos ajudaram e também contamos com a ajuda da prefeitura, nas quais agradecemos. Nosso agradecimento também à Paróquia de Jaguaruna, na pessoa do padre Avelino e do padre Antônio, que nos deram todo o apoio".
O evento é organizado pela Renovação Carismática Católica, em conjunto com o Setor da Juventude da diocese, mas é aberto a qualquer pessoa. "Para o próximo ano estaremos buscando a parceria com outros movimentos e pastorais, não queremos que o evento esteja rotulado à RCC, ele é aberto a todos", frisou.
Alexander destacou a grande presença de familiares dos jovens que passaram pelo local do encontro. "O que nos deixou bastante felizes foi a grande presença de pais, avós e pessoas da comunidade do Riachinho que foram nos visitar, que participaram dos shows, isso nos deu mais força para continuarmos nossa caminhada. Durante o retiro nós mostramos que é possível se divertir sem perder o melhor da vida", finalizou o coordenador.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira/ PASCOM/ Folha Regional

Fotos da missa de abertura, clique AQUI

Fotos da missa de encerramento, clique AQUI