6 de mar de 2014

Tem início o Tempo Quaresmal


Teve início na última quarta-feira, dia 05 de março, a Quaresma, período de preparação para a celebração da Páscoa. São quarenta dias que antecedem o Tríduo Pascal: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo.
A festa da Páscoa era um ritual realizado por pastores que, como proteção, tingiam as entradas de suas tendas com o sangue de um cordeiro. Com o Êxodo do Egito, passou a ser lembrança da libertação do povo Hebreu. Para os cristãos, a Páscoa é a lembrança permanente de que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo Cordeiro Pascal.
Na Bíblia o número quarenta tem um significado importante: foram quarenta anos que o povo Hebreu passou no deserto e foram quarenta dias que Jesus passou no deserto em purificação. Por isso, a Igreja conserva a tradição da preparação para a Páscoa com quarenta dias de Jejum, Penitência e Caridade, na busca da plena conversão aos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

 Nas missas celebradas na Quarta-Feira de Cinzas, se abençoam e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo. “É um tempo para conversão, de buscar uma proximidade maior junto a Jesus Cristo”, finaliza Pe. Avelino, que presidiu a Santa Missa na Matriz, às 19h30min. A comunidade de Garopaba também celebrou a missa com distribuição das cinzas, presidida pelo padre Antônio Hemkemeier.

Colaboração: jornalista Angela Barbara
Fotos: Vanderléia Pereira/ PASCOM

Demais fotos da celebração, clique AQUI

0 comentários:

Postar um comentário