30 de mai de 2013

Paróquia de Jaguaruna presente no Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde em Grão Pará

Palestras, trocas de experiência, revigoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento dos conselhos municiais da saúde, esta foi a pauta discutida no Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde, realizado em Grão Pará, no sábado, 25 de maio. Mais de 180 agentes da pastoral pertencentes as cinco comarcas da Diocese de Tubarão participaram do encontro. O evento foi agraciado com a celebração eucarística presidida pelo padre Aluísio Heidmann Jockem. Durante a apresentação das ofertas, não faltaram ervas caseiras, tradicionalmente utilizadas na medicina alternativa.
Para a coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Raquel Bitencourt, participante há 26 anos, o movimento vem, notavelmente, crescendo . "Embora ainda há muito que avançar, o movimento vem ganhando cada vez mais a adesão de novos agentes, isto nos alegra bastante, saber que este trabalho formiguinha vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas", avalia Raquel, que ressaltou positivamente o encontro em Grão Pará.
Nas orientações sobre os trabalhos nas políticas institucionais, ações realizadas pela terceira dimensão da Pastoral da Saúde, as palestras contaram com experiência de membros participantes ativamente nos conselhos municipais. Para Jorge Pereira, integrante da Pastoral de Saúde e conselheiro municipal de Jaguaruna, a troca de experiência é um aprendizado fundamental. "Para quem vive o dia a dia do trabalho do conselheiro, a troca de experiências contribui de forma muito positiva. Precisamos ter pulso firme e impor respeito aos conselheiros, descentralizando o poder do gestor. Afinal de contas, os conselhos ficam, os gestores mudam a cada quatro anos, e precisamos prezar pela qualidade no atendimento à saúde pública, valorizando os profissionais da área e as medicinas alternativas que tornam os custos mais acessíveis", ressalta.
Jaguaruna se candidatou e vai sediar o próximo encontro dos agentes da Pastoral da Saúde em 2014. Para Maria Eni Vieira, integrante da Pastoral da Saúde Nacional, o encontro programado para o município será de grande valia. "É uma alegria Jaguaruna sediar este encontro da pastoral, pois será um grande incentivo no fortalecimento da pastoral local, além da satisfação de estar recebendo nossos irmãos agentes de toda a diocese", destaca.

Fonte: Folha Regional