8 de abr de 2013

Reunião com representantes da Pastoral Vocacional da comarca de Jaguaruna

A Pastoral Vocacional/ SAV (Serviço de Animação Vocacional) se reuniu  na tarde do último domingo, 07, no Centro Pastoral da Matriz. Se fizeram presentes, representantes das paróquias de Jaguaruna, Sangão e Pedras Grandes. Participaram também, o padre Auricélio Costa, promotor Vocacional da Diocese de Tubarão, seminaristas, e os  padres Nilo Buss e Pedro de Oliveira, de Sangão. Ausentes as paróquias de Treze de Maio e Morro Grande.
No início do encontro foi refletido sobre as palavras que Dom João Francisco Salm dirigiu à Pastoral Vocacional durante a visita aos membro do SAV, em Tubarão, no  dia 02 de março. Segundo Dom João, a consciência vocacional ajuda a pessoa a descobrir-se ser humano e filho de Deus.
Dom João destacou também a importância e as dificuldades do animador vocacional. "O animador encontrará cruzes, dúvidas, crise... há que se organizar grupos para se manter no 'topo da motivação', de forma organizada", refletiu.
Dentre os diversos assuntos, destaque para a Semana do Seminarista, de 13 a 20 de maio; a 8ª Romaria Vocacional ao Santuário da Beata Albertina, dia 02/06; o 6º Encontro Comarcal de Coroinhas, dia 18/08 agosto, em Treze de Maio; os encontros vocacionais masculinos, que serão realizados nos dias 15/06 e 05/10, no Seminário; os estágios para rapazes nos dias 13-14/04, 24-25/08 e 31/01-01/12, e o estágio vocacional para meninas, em parceria com a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), dia 15/06, em Tubarão.
Durante a reunião, padre Auricélio destacou a importância da motivação por parte das paróquias para o mês vocacional, com orações, participação de celebrações no seminário, visitas aos seminaristas e campanhas voltadas ao seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. "É preciso que motivemos o jovem para que ele descubra sua vocação; ele precisa se sentir inserido na vida da igreja", destacou.
Padre Nilo Buss aproveitou a oportunidade e aproveitou a ocasião para convidar para a cerimônia da profissão perpétua da Irmã Marinalda Teixeira Pacheco, no dia 05 de maio, às 19h, na Matriz, com a presença do bispo diocesano.
A próxima reunião da Pastoral Vocacional da comarca de Jaguaruna da ficou agendada para o dia 08 de agosto, em Pedras Grandes.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira/ Pascom