20 de dez de 2012

Cerimônia de ordenação diaconal marca o domingo na Matriz

Centenas de pessoas se fizeram presentes na tarde do último domingo, 16, na igreja matriz de Jaguaruna, para participar da ordenação diaconal dos seminaristas Marcelo Buss e Rodrigo da Silva.
Durante a celebração, padre Pedro Paulo das Neves apresentou os candidatos ao diaconato a Dom João Francisco Salm.  Em seguida, Marcelo e Rodrigo declararam estarem dispostos a assumir o ministério, após foi cantada a Ladainha de Todos os Santos e os futuros diáconos se prostraram diante do altar, demonstrando a pequenez diante de Deus.
O ato marcante da celebração se deu no momento da vestição, onde os pais dos seminaristas vestiram os filhos com a estola, símbolo do serviço que o diácono realiza como ministro, e a dalmática, veste própria do diácono que é colocada sobre a túnica.
Marcelo e Rodrigo foram ordenados diáconos pela imposição das mãos de Dom João, que ressaltou a importância da pessoa do diácono na vida em comunidade. “O diácono deve ter uma vida de doação, precisa ser alguém que ajuda os outros a viver em comunidade”.
A celebração contou com mais de 20 padres, seminaristas e religiosas, além de fieis vindos de diversas paróquias da diocese.
 No fim da celebração, os ordenados fizeram os agradecimentos. “Hoje é um dia de muita alegria para nós e para a igreja, estamos aqui para servir”, declarou Marcelo, que agradeceu o empenho de todos para a realização da cerimônia. “Agradeço a cada um que está aqui hoje para partilhar conosco dessa alegria. Meu especial agradecimento a Dom João, aos padres e a meus pais. Obrigado a cada um e a cada uma de vocês”.
Após a cerimônia foi servido um coquetel no salão de festas.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira/ Pascom