22 de out de 2012

Crismandos participam de Retiro na comunidade de Arroio Corrente

Coração com cruz ao centro, simbolizando a JMJ, foi organizado pelos participantes

Os crismandos da Paróquia Nossa Senhora das Dores estiveram reunidos no último domingo, 21, para o retiro que antecede a Crisma. O encontro aconteceu na capela Nossa Senhora do Livramento, em Arroio Corrente, e foi assessorado pelo promotor vocacional da Diocese de Tubarão, padre Auricélio Costa. A animação ficou sob responsabilidade dos seminaristas do Seminário Nossa Senhora de Fátima. Palestras e muita animação fizeram parte do encontro. Um coração com a cruz ao centro, simbolizando a Jornada Mundial da Juventude, foi organizado pelos jovens. “Acredito que atingimos nosso objetivo, que foi levar um pouco de Cristo a cada jovem”, destacou padre Auricélio.
A coordenadora da Catequese, Albertina Saviato, se mostrou bastante entusiasmada com o retiro. “Tanto eu como as demais catequistas estamos muito felizes com o encontro, foi uma participação bastante expressiva. Esse foi a primeira experiência com os catequizandos da Crisma, esperamos que continue nos próximos anos", ressaltou Albertina.
Fernanda Pereira, do setor da juventude do Cursilho, falou sobre a experiência vivida em Madri durante a Jornada Mundial em 2011. O seminarista Marcelo W. Buss palestrou sobre vocação, e o que cada jovem planeja para sua própria vida.
Na parte da tarde, os padres Nilo Buss, Bantu Mendonça Katchipwi Sayla, Pedro de Oliveira e Rogério Ramos, estiveram atendendo as confissões dos crismandos.
Durante todo o domingo a Pastoral Vocacional esteve ajudando nas refeições, que também contou com o auxílio da senhora Maria da Glória Marques Pereira, integrante do Movimento de Irmãos.
O encontro foi encerrado na Matriz, com a missa presidida pelo padre Auricélio Costa e concelebrada pelo padre Nilo Buss. Os cantos ficaram a cargo do Grupo Vozes do Espírito e as leituras com os jovens crismandos.
“Gostei bastante do encontro, não foi cansativo e pude aprender outras coisas que não foi passado no tempo de catequese, como por exemplo, os testemunhos dos seminaristas”, finaliza Tainá Felisbino Rocha, crismanda da comunidade de Morro Azul.
A Missa com Sacramento do Crisma será no próximo domingo, dia 28, às 19h30min, na Matriz, e será presidida pelo padre Auricélio Costa, já que o novo bispo da Diocese ainda não tomou posse.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira/ Pascom