30 de out de 2012

Comarca de Jaguaruna participa do Enjocri

Nem mesmo o forte calor que fez no último domingo, dia 28, em Armazém, afastou os mais de mil jovens da Diocese de Tubarão que participaram do Enjocri – Encontro de Jovens Cristãos. O encontro teve como foco a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013 e o tema do Enjocri desse ano foi retirado do Evangelho de Mateus: “Ide e fazei discípulos em todas as nações” Mt 24, 19.
As paróquias pertencentes à comarca de Jaguaruna, que são Treze de Maio, Pedras Grandes, Sangão, Morro Grande e Jaguaruna, se fizeram presentes com seus representantes.
Já no pórtico de entrada da cidade, os ônibus trazendo a juventude eram recebidos pelas pessoas que estavam à espera para conduzi-los até o salão paroquial da igreja matriz São Pedro Apóstolo.
O domingo foi tomado de muita animação, dança, apresentação de jograis e show com a Banda Tottus Tus, de Joinville, que se fez presente durante todo o evento.
Emocionada, Irmã Elizangela Salles, responsável pelo setor da juventude da Diocese, destacou a importância do encontro. “Fico emocionada ao ver tantos jovens participando desse momento lindo da nossa diocese. Lançamos a semente, tenho certeza que renderão bons frutos”.
As coreografias da Banda Tottus Tus animaram a juventude, que não parou um só momento de dançar ao som de canções que falavam de paz e amor ao próximo. “Foi um encontro maravilhoso, é a primeira vez que participo. Somos jovens que nos divertimos, temos trabalhos na igreja, e que cumprimos com nossas responsabilidades”, destaca Cláudia Martins, da paróquia de Jaguaruna. O assessor do setor da Juventude da Diocese, Murilo Medeiros, falou sobre a participação de pessoas de várias idades no evento e agradeceu a todos que ajudaram na organização. “É muito gratificante para nós, que organizamos com tanto carinho esse encontro, ver a participação não somente de jovens, mas também de pessoas com mais idade e de crianças. Foi cansativo, trabalhoso, mas valeu a pena. O resultado está aí. São os santos de calças jeans que o mundo precisa. Agradeço imensamente a cada um que nos ajudou na realização desse evento tão importante para nossa juventude”.
Na parte da tarde os participantes se dirigiram até a matriz, onde o grupo de teatro Discípulos da Arte, da paróquia de Humaitá, apresentou uma peça teatral falando sobre a vida da Beata Albertina Berkenbrock, padroeira da JMJ. A Santa Missa, presidida pelo administrador diocesano, padre Sérgio Jeremias de Souza, e concelebrada por vários padres da diocese, marcou oficialmente o encerramento do Enjocri. “O jovem precisa ser discípulo de Cristo, não pode viver à mercê das influências negativas do mundo”, destacou padre Sérgio.
O próximo Enjori será sediado na comarca de Jaguaruna, em outubro de 2013, com a paróquia ainda a ser decidida.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira/ Pascom