24 de set de 2012

Representantes da paróquia de Jaguaruna participam de reunião da Cáritas diocesana

Com objetivo de estudar sobre os trabalhos da Cáritas, representantes da referida entidade estiveram reunidos durante todo o dia do último sábado, 22, na cúria da Diocese de Tubarão.
Estiveram assessorando o encontro, padre Ângelo Bússulo, coordenador diocesano, irmã Catarina de Faveri, articuladora de projetos e Daszi, que falou sobre a espiritualidade e a mística da Cáritas. A paróquia de Jaguaruna esteve representada por sete pessoas.
Durante a manhã houve a apresentação dos integrantes das paróquias, sendo que muitos estavam na reunião pela primeira vez a fim de conhecer mais profundamente os trabalhos da entidade.
Padre Ângelo falou sobre a importância da prática da caridade “Não tem sentido ir à missa e ficar somente rezando, é preciso celebrar a vida, se alimentar da palavra e da eucaristia para depois praticar a caridade”. Ele ainda frisou que caridade não é oferecer esmola. “Caridade não é esmola, mas sim, lutar para que as pessoas menos favorecidas tenham voz e vez”, destacou Pe. Ângelo.
Irmã Catarina apresentou vários projetos realizados na diocese que tem o apoio da Cáritas, entre eles, os projetos que economia solidária, que consiste em cooperativas criadas para que as pessoas que não podem trabalhar fora possam ter seu sustento dentro do âmbito familiar. A representante de Jaguaruna, Maria Eni Vieira, também apresentou os projetos que estão em andamento na paróquia. “Atualmente estamos apoiando o projeto Tocando e Encantando, que são aulas gratuitas de violão; também apoiamos o programa Tema em Debate, apresentado na Rádio Comunitária Sambaqui, auxílio a pessoas que estão fazendo com tratamento com psicólogo, além de outros projetos em andamento”.
Para finalizar o encontro foi realizada uma celebração eucarística, onde todos puderam compartilhar da Palavra e se alimentar da Eucaristia.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira