26 de set de 2012

Diocese de Tubarão já tem novo bispo


Nessa quarta-feira, 26 de setembro, a Santa Sé comunicou oficialmente a escolha do novo Bispo Diocesano de Tubarão: trata-se do Pe. João Francisco Salm, do clero da Arquidiocese de Florianópolis, SC. A Diocese de Tubarão, com suas 28 paróquias e mais de 400 comunidades, acolhe com imensa alegria este tão esperado anúncio.

Quem é o Pe. João Francisco Salm? 
Natural de São Pedro de Alcântara, SC, Monsenhor João Francisco Salm (como agora passa a ser chamado) nasceu em 11 de outubro de 1952. Aos 12 anos ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos. No ano seguinte, foi para o Seminário de Azambuja, em Brusque, saindo de lá em 1976 para cursar Teologia no ITESC. Sua ordenação presbiteral foi no dia 30 de junho de 1979, no Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque. No ano seguinte, iniciou suas atividades presbiterais como formador do Seminário de Azambuja. A partir de 1984, foi nomeado reitor do Seminário, acumulando as funções de Reitor do Santuário, Regente do Coral e Diretor do Museu Dom Joaquim. Em 1992 foi transferido para Florianópolis, assumindo a reitoria do Seminário Teológico Convívio Emaús e, também, a coordenação arquidiocesana da Pastoral Vocacional, cargos que ocupou até 2009.
Em duas ocasiões, 2006 e 2008, assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Em 2009 foi pároco de Santa Teresinha, em Brusque e, em 29 de março de 2011, foi eleito Administrador da Arquidiocese de Florianópolis, a partir da transferência de Dom Murilo Krueger para Salvador, Bahia.
Quando da posse de Dom Wilson Tadeu Jönck como Arcebispo de Florianópolis, em 15 de Novembro de 2011, Pe. João Francisco Salm foi nomeado Ecônomo da Arquidiocese. Em 26 de Setembro de 2012 foi publicada em Roma sua nomeação como 6º. Bispo de Tubarão. A data e o local de sua Ordenação Episcopal, bem como a data de sua futura tomada de posse em Tubarão serão divulgadas nos próximos dias, tão logo sejam acertados alguns detalhes. Até a posse de Monsenhor João Francisco Salm em Tubarão, o atual Administrador Diocesano da mesma diocese continuará sendo Pe. Sérgio Jeremias de Souza.
A Diocese de Tubarão, com suas lideranças leigas, religiosas, seus vocacionados e vocacionadas, bem como com todo o seu clero, agradece imensamente ao Papa Bento XVI pelo carinho e generosidade em nos providenciar tão diligente pastor. Ao Monsenhor João Francisco Salm a nossa acolhida carinhosa de boas vindas: sinta-se bem entre nós! Que a Beata Albertina Berkenbrock e Nossa Senhora da Piedade intercedam por seu pastoreio em nosso meio.

Fonte: Pe. Sérgio Jeremias de Souza - Administrador Diocesano de Tubarão - SC/ Diocese em Foco
Imagem: Divulgação
Foto da catedral: Vanderléia Pereira

0 comentários:

Postar um comentário