18 de ago de 2012

Pascom Diocesana promove oficina de fotografia

Padre Bantu fez uma apresentação sobre o surgimento da fotografia

Estiveram reunidos durante a manhã desse sábado, 18, na cúria diocesana, em Tubarão, integrantes da equipe da Pascom (Pastoral da Comunicação). O encontro teve por objetivo obter dicas e técnicas em fotografias e aplicá-las nos ambientes sacros.
Estiveram assessorando o encontro, Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla e o fotógrafo Jonas Cardoso, de Tubarão.
Padre Bantu fez uma explanação sobre a história da fotografia, o surgimento e como foram feitas as primeiras fotos, e ressaltou a importância do aperfeiçoamento para uma boa comunicação através das imagens. “É necessário que estejamos sempre nos aperfeiçoando para que possamos evangelizar também através da fotografia”.
O fotógrafo Jonas explicou sobre as funções básicas da máquina fotográfica, melhor ângulo de foto e focagem, em seguida os participantes realizaram trabalho de campo, fotografando o exterior e o interior da catedral diocesana.
Além dos assessores, esteve presente também o administrador diocesano, padre Sérgio Jeremias de Souza, e a irmã Elizângela Sales, responsável pelo setor da juventude e pela Pascom.
De Jaguaruna participaram Vanderléia Pereira, integrante da Pascom Diocesana, e que presta assessoria para a paróquia de Jaguaruna, e a jovem Helena Piuco Rocha, que também colabora nos trabalhos paroquiais.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira

Irmã Elizângela deu as boas-vindas
Foto tirada no interior da catedral
Participantes da oficina de fotografia. Crédito da foto: Irmã Elizângela Sales