2 de ago de 2012

Jornada Mundial da Juventude foi tema durante a reunião do CPP

O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) esteve reunido na noite da última quarta-feira, 01, para tratar de diversos assuntos de interesse das lideranças da paróquia.
A pauta principal da reunião foi a Jornada Mundial da Juventude e os eventos que serão realizados em nível de comarca e na paróquia. Marcelo Buss, seminarista e um dos responsáveis pelo Setor da Juventude, falou sobre o projeto de ação evangelizadora da CNBB - Regional Sul 4, que consiste de cupons que serão entregues na Diocese. “Este projeto tem por finalidade divulgar a Jornada Mundial da Juventude e angariar recursos para os jovens que dela desejam participar, mas não tem condições financeiras”. Os cupons terão espaço para doações de R$ 1,00 ou R$ 10,00 por pessoa. A pessoa que optar por contribuir com a quantia de R$ 10,00 terá direito ao sorteio de uma viagem para a Terra Santa.
Evaldinho Pereira, também responsável pela juventude, acrescentou que a cruz vinda de Madri, na Espanha, símbolo da JMJ, chegará à paróquia no dia 08 de janeiro do ano que vem, e seguirá para o Balneário Arroio Corrente, onde está prevista a celebração de uma missa e show católico. No dia 09, a cruz será trazida para a matriz e ficará aberta à visitação das 06h da manhã às 12h, onde será levada para Laguna. “Será um tempo muito bonito que nossa paróquia estará vivendo, é o símbolo da Jornada Mundial que se fará presente no meio de nós, para isso estaremos entrando em contato com os jovens para que eles participem desse momento”, finaliza Evaldinho.
Durante a reunião também foi dado ênfase aos Grupos de Famílias e ficou acordado que será realizada uma reunião com os coordenadores das comunidades juntamente com o casal coordenador, Jalmor e Avani, para que se faça um levantamento de quantos grupos existem na paróquia. Os alunos do Curso Fé e Política tiveram um momento para discorrer sobre a 5ª Semana Social Brasileira e as ações realizadas no município para lembrar a data. Também está previsto um debate com os candidatos à majoritária pela Rádio Sambaqui, por meio do Programa Tema em Debate, em conjunto com a Cáritas.
Padre Nilo Buss, administrador paroquial, apresentou às lideranças a Pascom – Pastoral da Comunicação – que trabalha no âmbito diocesano, haja vista que ainda não existe a referida pastoral formada dentro da paróquia. “Nosso blog está sendo muito elogiado em toda a diocese, graças ao trabalho da pastoral da comunicação na pessoa da Léia. As mídias sociais estão presentes em nosso meio e é preciso que façamos bom uso delas para a evangelização”, destacou.
Durante a reunião também foi apresentada a mais recente pastoral criada na paróquia, que se trata da Pastoral da Pessoa Idosa. Mailde Patrício foi apresentada como coordenadora e irá trabalhar com uma equipe formada por 20 pessoas onde estarão visitando as pessoas idosas acamadas do município. Outros assuntos foram tratados durante a reunião, como a programação da festa em honra a padroeira, o 11º encontro das CEBs, a Semana da Família, o encontro que haverá na diocese para as pastorais e movimentos que atuam com famílias e o curso para monitores que irão contribuir na formação de Ministros da Palavra.
Padre Nilo ressaltou a importância de que sejam realizados encontros para que as lideranças fiquem a par dos acontecimentos da vida paroquial.
A próxima reunião do CPP ficou agendada para o dia 03 de outubro.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira