15 de ago de 2012

Caritas Christi urget nos!

Santuário original, em Vallendar, na Alemanha

O amor de Cristo nos impulsiona! (2Cor 5,14)

Neste mês de agosto, como Igreja, estamos vivenciando o mês vocacional. No primeiro domingo recordamos de modo especial a vocação sacerdotal; no segundo, com o dia dos pais, iniciamos a Semana de Oração pela Família; e, neste terceiro domingo, recordamos a vocação dos religiosos.
Em nosso coração juvenil arde a saudade do infinito, de Deus, dos valores eternos e sobrenaturais, saudade que somente em Deus encontra sua plenitude e o seu verdadeiro sentido. Padre José Kentenich, diria que em nosso coração arde a “saudade de uma grande saudade”.
Ao aproximar-se de Jesus, o jovem rico, com o anseio por algo de grande, não queria entregar-lhe o seu coração e deixar-se inflamar pelo fogo do seu amor? (cf. Mt 19,16-22). No entanto, ao ouvir o apelo de Jesus, “se queres ser perfeito...”, o que o jovem fez? “Foi embora, muito triste, pois possuía muitos bens.”
Hoje, muitos de nós, jovens, sentimos que nosso coração pulsa por seguir o Mestre, porém nossa atitude não deve ser a mesma do jovem rico.
Podemos sentir que o mesmo Jesus que fez seu convite a ele e que nos ama com ardente amor, nos exige uma resposta ao seu apelo. Abrasadas pelo seu amor, queremos dar-lhe nosso sim generoso ao seu chamado. Para auxiliar-nos nesta busca, Deus suscita na Igreja diversas formas para o seguimento do seu Filho. Um caminho é o chamado a ser Irmã de Maria de Schoenstatt.
Irmã Emilie Engel
No dia 10 de maio de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu o grau heroico das virtudes de Irmã M. Emilie Engel, uma das primeiras Irmãs, cofundadoras da nossa comunidade. Com este reconhecimento do Papa, Ir. M. Emilie pode ser chamada “Venerabilis Serva Dei”, Venerável Serva de Deus. Ela nasceu em 06 de fevereiro de 1898 em Husten, Alemanha. No ano de 1914 concluiu o magistério. Em 1926 atendeu a um pedido do Padre José Kentenich para morar em Schoenstatt. Ali se colocou ao seu dispor para a fundação do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
Alicerçadas na Aliança de Amor com Maria selada em 18 de outubro de 1914 pelo Padre Kentenich e os congregados no Santuário Original em Schoenstatt, como Irmãs de Maria, aspiramos a ser reflexos vivos da Mãe de Deus no meio do mundo.
Inflamadas pelo amor de Cristo que nos impulsiona, somos chamadas a evangelizar com e como Maria. Temos muitas maneiras de realizar nossa missão mariana no mundo. Trabalhamos nos diversos ramos do Movimento de Schoenstatt, na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e atuamos nas mais diversas profissões: educação, enfermagem, odontologia, assistência social, costura, música, culinária, artes; onde pela ação levamos Deus às pessoas e pela oração, levamos as pessoas a Deus.
Santuário filial em Santa Maria - RS
Ir. M. Emilie Engel, impulsionada pelo amor de Cristo, soube pronunciar o “Sim, Pai” em cada situação de sua vida. Em seu coração ardia a chama da missão que recebeu de Deus para a Igreja e o mundo de hoje. Na Aliança de Amor com Maria, a Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, sua vida recebeu um novo sentido: ela correspondeu ao amor de Deus com um “sim” incondicional aos seus desejos e aos planos da Divina Providência.
Jovem! A partir do seu Santuário, a Mãe de Deus quer acender no teu coração a chama do amor ao seu Divino Filho. A exemplo de Ir. M. Emilie, não queres também tu pronunciar o teu “sim” aos desejos do bom Deus?
Então, venha nos conhecer!
Irmãs de Maria de Schoenstatt
Av. Nossa Senhora das Dores, 849
Santa Maria – RS
Caixa Postal 97050-971
Email: vocações.tabor@via-rs.net
Telefone: (0xx55) 3220 - 0200
Site: www.tabormta.org

Imagem da Mãe Rainha
Oração:
“Querida Mãe, Rainha da minha vocação! Peço-te que acendas no meu coração a chama de um ardente amor ao teu Filho e, se for da vontade dele, dá-me forças para responder com um sim alegre e fiel ao seu chamado a ser uma pequena imagem tua no meio do mundo. Amém.”

Irmã Maria Manoela

Colaboração: Irmã Maria Manoela Costa Pereira - Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt - Santa Maria - RS