24 de jul de 2012

Pastoral da Pessoa Idosa realiza treinamento



Com objetivo de assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, foi realizado no centro pastoral da Matriz, nesse último fim de semana (dias 21 e 22/07), o treinamento para as pessoas que, voluntariamente, irão trabalhar na Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).
Durante os dois dias de encontro foram abordados diversos assuntos, como saúde do idoso, como conversar com familiares das pessoas idosas, como se apresentar nas casas a serem visitadas, entre outros.
O encontro foi assessorado pela coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Alice Werner, da Divina Providência e também das senhoras Luzia Schulz Fuchter e Terezinha Damásio Nuremberg, de São Ludgero.
Irmã Alice destacou a participação do encontro. “Foi um encontro bastante participativo, creio que todos estão preparados para trabalhar na pastoral”.
As participantes contaram com o apoio do Guia do Líder e do Caderno do Líder, que serão usados para anotações nas casas a serem visitadas e, posteriormente, enviadas à coordenação nacional da PPI, em Curitiba – PR.
Adelícia G. de Souza, uma das participantes, falou sobre a importância de trabalhar em prol dos idosos. “Achei muito importante estes dias de encontro e logo, logo os frutos serão colhidos. Talvez pela nossa idade, minha e do meu esposo, já poderíamos estar sendo visitados, mas estamos nos dispondo a trabalhar. Agradeço à equipe por tudo que nos foi repassado”.
Na tarde de domingo, 22, foi apresentada a coordenação paroquial. Mailde Patrício, da comunidade do Riachinho, será responsável por coordenar a referida pastoral, e contará com Sônia Mendonça como vice-coordenadora e Andrea Schmitz irá assessorar no secretariado. A coordenadora agradeceu a confiança e pediu o apoio de todos. “Agradeço a todos por confiarem em mim. Agradeço também o apoio do Pe. Nilo. Precisamos que todos dêem as mãos para que possamos trabalhar juntos. Vou ajudar no que estiver ao meu alcance, conto também com a ajuda da Andrea e da Sônia. Todos em oração e numa só fé conseguiremos levar nosso trabalho adiante”.
Sônia Mendonça também agradeceu a oportunidade em poder trabalhar na referida pastoral. “Agradeço, de coração, as pessoas que vieram assessorar o encontro. Essa sementinha precisa ser regada para dar bons frutos. É a partir de todos nós que o trabalho vai frutificar”.
Durante os dias de treinamento, foram oferecidas as principais refeições, preparadas por Maria da Glória Marques Pereira e Idene Pereira.  
Para finalizar os dois dias de encontro, na Santa Missa das 19h, foi realizado envio, simbolizando a missão das agentes para trabalhar em prol dos idosos.
Padre Nilo Buss, administrador paroquial, desejou sucesso no trabalho da pastoral. “Há muito trabalho para ser realizado com as pessoas idosas, as que estão acamadas e sozinhas, essas são as que mais irão necessitar de auxílio. Que Deus os e as abençoe nessa nobre missão”, finalizou.


Equipe coordenadora da PPI:
Coordenadora: Mailde A. Patrício
Vice-coordenadora: Sônia Maria Mendonça de Souza
Secretária: Andrea Cruz Schmitz
Demais integrantes:
Adelícia G. de Souza
Ângela B.M. Cardoso
Amenar M. Freccia
Antônio Vital Cruz
Daiane Vieira Bueno
Deartina Pereira
Elisabete Arcênio
Izaura Vieira Cruz
Lucimar A. de Souza
Maria Albertina Freccia Santos
Maria Eni Vieira
Maria F. S. Teixeira
Melicia Pereira Bitencourt
Pedro G. Vieira
Valdemar O. de Souza
Vitalina Daltoé Cardoso
Zenaide Freccia Mussói

Redação e fotos: Vanderléia Pereira

0 comentários:

Postar um comentário