11 de jul de 2012

Cáritas Diocesana realiza Oficina de Plantas Medicinais




Com objetivo de construir comunidades fortalecidas, capacitando grupos organizados para o empreendimento da Economia Solidária, o Projeto da Cáritas de Santa Catarina com a Petrobrás, em parceria com a Pastoral da Saúde, realizou na última sexta-feira, 6, uma oficina de Plantas Medicinais, na diocese de Tubarão.
Cecília Cipriano Osaida, (Ciça), de Canelinha, especialista no estudo e cultivo de Plantas Medicinais, assessorou o encontro, orientando sobre o uso correto e responsável de diversas plantas. “Antes as plantas medicinais eram somente usadas como chazinho, cura do quintal, mas hoje a fitoterapia é utilizada como ciência e já está no SUS como Política Pública de Saúde”, destaca.
Durante o encontro, a equipe também aprendeu a fazer sabonete artesanal utilizando óleo essencial.
“Por meio da economia solidária, fica o desafio para que grupos de Jaguaruna também consigam se organizar neste novo modelo de geração de renda”, destaca Maria Eni, representante da Pastoral da Saúde.
O encontro aconteceu no Centro Orialan, em Imbituba. De Jaguaruna, participaram o casal de agricultores Rainor e Sônia, e representando a Pastoral da Saúde, Alvina Pereira (Vina), Tereza Fontana Galdina (Têca) e Mª Eni Vieira.
Economia Solidária
Economia Solidária é um modelo de gestão solidária, que possibilita, para as pessoas de baixa renda, a produção e comercialização de produtos. O objetivo é gerar trabalho e renda para grupos sociais organizados.
 Em Santa Catarina, muitos grupos de Economia Solidária, acompanhados pela Cáritas, estão atuando com pão integral, suco de butiá, doces diversos, hortas comunitárias, artesanato e outros.
Cáritas
A Cáritas é um organismo da Igreja Católica, ecumênica, e comprometida para que os projetos atinjam as pessoas mais pobres e excluídas.

Redação Vanderléia Pereira
Colaboração e foto: Maria Eni Vieira


0 comentários:

Postar um comentário