18 de jun de 2012

Juventude comarcal se reúne para o Querigma

Estiveram presentes representantes de Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes,
Morro Grande e Jaguaruna

A juventude comarcal marcou presença em Jaguaruna nesse último fim de semana, dias 16 e 17, para a primeira etapa do Querigma, curso para lideranças jovens. Participaram aproximadamente 50 jovens vindos das paróquias de Treze de Maio, Pedras Grandes, Morro Grande, Sangão e da anfitriã Jaguaruna.
Foram realizadas muitas horas de estudos, oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, músicas e trabalhos de grupos, que foram assessorados pela equipe comarcal da Pastoral da Juventude.
Os temas de reflexão foram coordenados pelos seminaristas Marcelo W. Buss e Eduardo Rocha, e pelo Pe. Pedro de Oliveira, pároco de Sangão. O coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Murilo Medeiros, e a coordenadora da JMJ 2013 na diocese de Tubarão, Irmã Elizângela Sales, também palestraram durante o encontro.
Dentre os temas abordados, destaque para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro.
O Querigma contou com a animação do Ministério de Música Atos 2, de Capivari de Baixo.
Na cozinha, pastorais e movimentos se revezaram durante os dois dias de encontro para deixar almoço, café da manhã e lanches, preparados para os jovens.
A segunda etapa do curso acontece nos dias 01 e 02 de setembro, também em Jaguaruna e é esperado um número ainda maior de jovens.

O que é o Querigma:
Querigma vem do grego, que significa proclamação, que traz a boa notícia, que anuncia o Evangelho.
A proclamação querigmática é o primeiro anúncio de Jesus, é a primeira mensagem; a Boa Nova de Jesus. O querigma é o forte badalo do sino e, o ressoar que vem depois é a catequese.
Pelo querigma, levo o evangelizado a nascer para a fé.
Pela catequese, levo o evangelizado a crescer na fé.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira
Colaboraram com fotos: Grazielle Goulart e Jaira Santos