5 de jun de 2012

Fé e tradição marcam a festa em honra ao Divino Espírito Santo


Quadro da corte imperial percorreu a principal rua do município

O domingo de festa na paróquia de Jaguaruna foi marcado pelo tradicional cortejo, que percorreu a principal rua do município acompanhado da Banda Amor à Pátria. Pessoas vindas de várias regiões e moradores locais se fizeram presentes para prestigiar as festividades que deram início na sexta-feira, 01.
A missa festiva foi presidida pelo padre Nilo Buss e cantada pela Pastoral Afro.
Durante a celebração foi coroado um menino, simbolizando que o reinado deve estar a serviço do povo.
Padre Nilo ressaltou a importância que cultivar as raízes de um povo, sem esquecer o lado espiritual da festa. “Nossa cultura açoriana é rica em simbolismos. As festividades do Divino são um marco para nosso município, todavia não podemos nos esquecer da parte espiritual da festa. Ela deve nos levar a um encontro pessoal com Deus; a coroação do menino deve nos lembrar que devemos estar sempre atentos às pessoas menos favorecidos, que precisamos praticar a caridade aos irmãos”, destacou.
Durante a celebração houve a bênção das lembranças e a apresentação dos novos festeiros para 2013.
Ao meio-dia foi servido o tradicional almoço festivo, preparado pelo Movimento de Irmãos, que também contou com o apoio da RCC. Os alunos de música da professora Lúcia estiveram presentes e realizaram apresentações.
A parte recreativa também contou com o resgate da corrida lotérica, que atraiu muitas pessoas para prestigiar o evento. Após, o quadro da corte imperial saiu novamente em cortejo, seguida da Banda e acompanhada dos novos festeiros para 2013.
A adoração ao Santíssimo Sacramento finalizou a parte religiosa das festividades.
No final da tarde, a Banda Amor à Pátria apresentou-se no salão de festas, logo em seguida foi realizado o sorteio principal da rifa.
A organização da festa contou com a colaboração de diversas pastorais e movimentos, além dos clubes de serviços como Rotary e Lions. A Polícia Militar e os Bombeiros Voluntários deram apoio ao trânsito local. A Prefeitura e a Secretaria de Obras também colaboraram com o evento.

Quadro de festeiros para 2013:
Valmício Vieira e Kátia
Fábio Ferreira Espíndola e Gilcilene
Silvio dos Santos e Daiane
Sidnei dos Santos e Andreza
Francisco de Assis Bitencourt e Fernanda
Mateus Pereira e Michele

Redação e fotos: Vanderléia Pereira


0 comentários:

Postar um comentário