22 de mai de 2012

Paróquia de Jaguaruna participa do III Interdiocesano dos Grupos de Famílias

Aproximadamente quatro mil pessoas participaram nesse último domingo, 20, do III Encontro Interdiocesano de Grupos de Reflexão, Famílias e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no Centro de Evangelização Angelino Rosa, da comunidade Divino Oleiro, em Governador Celso Ramos, nesse último domingo, 20. Presença das Dioceses de Tubarão e Criciúma e da Arquidiocese de Florianópolis. Cada Diocese era representada com uma cor diferente: vermelho, Tubarão; azul, Florianópolis; e verde, Criciúma. De Jaguaruna, um ônibus com 36 pessoas partiu às 5h da manhã rumo ao Interdiocesano. Também participaram as paróquias de Pedras Grandes, Morro Grande, Sangão e Treze de Maio. O objetivo principal do encontro foi de fortalecer e celebrar a caminhada dos Grupos de Famílias.
Durante todo o domingo, as 10 dioceses do Regional Sul 4, de todo o Estado de Santa Catarina, estiveram reunidas simultaneamente em Jaraguá do Sul, Governador Celso Ramos, Xaxim e Taió.
O arcebispo de Florianópolis e presidente da CNBB Regional Sul 4, Dom Wilson Tadeu Jönck, destacou a importância dos grupos de famílias nas paróquias. “A base da igreja está nos grupos de famílias. É de lá que surgem os líderes de comunidades”.
Presença durante todo o encontro de Sirlei Antônia Gaspareto, de Chapecó, que fez uma explanação sobre os grupos de famílias na vida da Igreja. “Precisamos ter um envolvimento cristão junto aos grupos de famílias, pois através de nossa vivência nas reuniões dos grupos, vamos aprendendo a desenvolver uma sensibilidade social frente aos desafios da comunidade”, destaca.
O padre Vilson Groh, de Florianópolis, que realiza um trabalho de evangelização e caridade no Morro do Mocotó, falou sobre celebrar a Eucaristia e vivenciá-la a cada dia. “É impossível celebrar a eucaristia sem se preocupar com aquele que sofre. É no sofredor, no desamparado, que vemos o rosto de Cristo. A urgência da evangelização que a igreja nos coloca é tornar o evangelho concreto”.
Após o almoço, no momento de recreação, as três dioceses se confraternizaram através de danças embaladas pelo grupo de cantos que animou o encontro, onde o tradicional trenzinho das CEBs não deixou de acontecer.
O encerramento aconteceu às 16h com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Wilson. O administrador diocesano da Diocese de Tubarão, padre Sérgio Jeremias de Souza e o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach se fizeram presentes, além de mais de 20 padres e diáconos das três dioceses, que também participaram da celebração eucarística.
Segundo a coordenadora dos grupos de famílias da comarca de Jaguaruna, Dilma Bressan Lemos, o Interdiocesano foi um encontro que marcou pela espiritualidade e pelo dinamismo. “A cada encontro viemos renovados, com o desejo de fazer coisas novas. Tenho certeza que todos gostaram de participar”, finaliza.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira/ Assessoria de Comunicação Paróquia N.S. das Dores
Para divulgação em outros meios de comunicação favor remeter os devidos créditos

Dom Wilson deu as boas vindas aos participantes
Centro de Evangelização Angelino Rosa foi ornamentado para o encontro