16 de mai de 2012

Conselho Comarcal de Pastoral se reúne em Morro Grande

Presença de diversas lideranças da Comarca

Esteve reunido na noite dessa terça-feira, 15, em Morro Grande (Sangão), o Conselho Comarcal de Pastoral. Presentes os representantes das cinco paróquias da Comarca: Jaguaruna, Morro Grande, Sangão, Treze de Maio e Pedras Grandes, ademais, pela diocese, do Pe. Sérgio Jeremias de Souza, administrador diocesano e do Pe. Lino Brunel, coordenador diocesano de Pastoral.
A agenda da reunião foi extensa. Depois da acolhida e da oração inicial, Pe. Sérgio fez uma partilha do que foi a 50ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB), recentemente acontecida em Aparecida do Norte, da qual ele participou. Falou em especial do tema principal aprovado pelos bispos sobre a “animação bíblica de toda a pastoral”, à luz da Verbum Domini, exortação sinodal do Papa Bento XVI. Virá um lindo documento. Falou igualmente de temas menores, a exemplo da preparação nacional da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que terá a presença do papa entre nós, da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, de cartas e mensagens para diversas situações relevantes.
Quando nos ocupamos da caminhada na comarca nos debruçamos sobre: a) os preparativos para a primeira etapa do Curso Querigma para os jovens na comarca. Felizmente tudo está bem encaminhado; b) a realização da JMJ e como ela nos envolve e reclama participação. Aqui muitos desafios pela frente; c) o Encontro interdiocesano dos Grupos de Famílias, em Governador Celso Ramos, no próximo domingo, dia 20 de maio. Tudo bem encaminhado; d) o Curso de Conselheiros, nos dias 22 e 24 de maio próximo, em Jaguaruna, que ainda reclama alguma atenção especial; e) o Curso de Formação de Lideranças para os Grupos de Famílias, em nível paroquial, que deverá acontecer mais no segundo semestre. Cada paróquia encaminhará esta formação com o subsídio que nos chegou da diocese.
Além dos temas e assuntos acima ainda tratou-se de: 1) a instituição do Ministério da Palavra e sua formação; 2) a redação final e aprovação do Diretório das Normas Pastorais que foi protelada para 2013; 3) a Semana de Oração pela unidade os cristãos a ser difundida e celebrada nas paróquias; 4) o Fórum diocesano sobre ações sociais da Igreja; 5) o encontro diocesano de formação para a “Obra da Infância Missionária”; 6) a formação de agentes do Setor Família no Centro Shalom em Criciúma; 7) a divulgação do folder do SUS (Serviço Único da Saúde); 8) o encontro diocesano para a organização e dinamização da PASCOM (Pastoral da Comunicação), entre outros.
Ao final seguiram-se avisos e informações de Pastorais e Setores de Pastoral. Concluiu-se a noite com a degustação de uma sopa muito saborosa. Afinal, fazia frio e ela veio em boa hora!
Padre Sérgio fez um relato sobre a 50ª Assembleia Geral dos Bispos
Encerrando o encontro, foi servida uma sopa

Redação e fotos: Padre Nilo Buss