19 de abr de 2012

Reunião comarcal de liturgia é realizada em Jaguaruna

Com o objetivo de reorganizar a equipe comarcal de liturgia, foi realizada na noite dessa quarta-feira, 18, no Centro Pastoral da Matriz, com a presença do assessor diocesano Pe. Joel Marcolino Bittencourt, a primeira reunião comarcal.
Fizeram-se presentes as paróquias de Pedras Grandes e Morro Grande com um representante cada; Sangão com dois e Jaguaruna com sete representantes. Ausente a paróquia de Treze de Maio. Marcaram ainda presença o Pe. Nilo Buss e o seminarista Marcelo W. Buss, ambos por Jaguaruna. Houve, inicialmente, após a oração e a apresentação dos representantes de cada paróquia, a leitura de um texto de Adélia Prado, intitulado: “Missa é como um poema, não suporta enfeite nenhum”, no qual ela defende o resgate à beleza da celebração da liturgia. Seguiram-se os comentários a propósito das provocações ocorridas e partiu-se para socializar a situação da liturgia em cada paróquia presente. Constataram-se situações muito diferenciadas, mesmo no interior destas paróquias.
Ao final, quando se tratou de encaminhar uma coordenação comarcal de liturgia, este momento se viu prejudicado devido às ausências de membros de paróquias. Diante da situação, entrou-se no seguinte consenso: a coordenação comarcal futura terá dois membros indicados pelas respectivas paróquias.
Na próxima reunião comarcal, - a ser indicada para breve -, estes dez membros escolherão duas pessoas dentre elas que representarão a comarca em nível diocesano. Até lá, haverá a oportunidade de ampliar a reflexão em nível paroquial.
Este é o chão principal onde acontece a liturgia no dia a dia. Mesmo não tendo alcançado um dos seus objetivos principais, foi avaliada como proveitosa a reunião.
No final do encontro foi servido um lanche nas dependências da casa paroquial.
Após a oração inicial, houve a apresentação dos representantes de cada paróquia

Na próxima reunião comarcal serão escolhidos dois representantes para o nível diocesano

João Serafim Costa, de Jaguaruna, animou o encontro

Administrador paroquial, padre Nilo Buss, marcou presença na reunião