5 de abr de 2012

Missa com cerimônia do Lava-Pés na Matriz relembra o gesto de humildade de Cristo

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 05, na Matriz, a Missa com cerimônia do Lava-Pés, presidida pelo Pe. Nilo Buss.
Simbolizando o gesto de Cristo, Pe. Nilo lavou os pés dos discípulos, que foram representados por pessoas da comunidade.
Após a celebração, o cibório levando a Eucaristia, foi colocado na capela aos fundos da igreja para adoração até a meia noite.
Toda a igreja foi “desnudada” e as luzes apagadas, em luto pela morte de Jesus.
A RCC foi responsável pela liturgia da noite.
A comunidade de Arroio Corrente celebrou a Palavra sob responsabilidade do Seminarista Marcelo Buss.

Jesus se fez humilde
Antes de tomar o caminho da cruz, Jesus nos apresenta uma proposta de vida, que é um programa de conversão: o lava-pés.

Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura.
Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-
se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar.

Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele quer nos dizer que para anunciar sua proposta é preciso entender, conhecer, assumir o que o povo vive, sofre, sonha...

E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons.

Redação: Vanderléia Pereira
Fotos: Helena Piuco Rocha