19 de abr de 2012

50ª Assembleia Geral da CNBB

Podemos acompanhar a realização, em Aparecida do Norte - SP, no complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, da 50ª Assembleia Geral da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos no Brasil).
A CNBB, fundada em 14 de outubro de 1952, nos seus inícios, as suas primeiras assembleias, não eram tão “gerais” assim, porque constituídas mais bem por seus cardeais e arcebispos e assessoradas por alguns expertos.
A 1ª Assembleia Geral da CNBB se deu, ainda, em Roma, na casa chamada “Domus Mariae” (a Casa de Maria). Aqui se hospedavam todos os bispos do Brasil, por ocasião das sessões do Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII, em 1961 e primeira sessão por ele presidida em 1962.
A 50ª Assembleia Geral dos Bispos deste ano terá por tema central “A Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja”. É a Exortação Apostólica do papa Bento XVI, alusiva ao último Sínodo, ele que, nesta semana, completou 85 anos de idade. Não há como não dar centralidade à Palavra de Deus na vida da Igreja. Esta Palavra é o próprio Deus, é uma Pessoa, é Jesus Cristo, o Ressuscitado.
Haverá outros temas secundários, como: a Celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II; os 20 anos do Novo Catecismo da Igreja Católica; a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil; o próximo Sínodo dos Bispos sobre a “Nova Evangelização”, tema tão caro ao papa João Paulo II e, ainda, temas como: Liturgia, Doutrina da Igreja, Solidariedade entre as Igrejas, Análise de Conjura sócio-eclesial, Notícias menores e ainda temas trazidos e aprovados pela maioria dos bispos.
Estamos a 50 anos do início do Vaticano II (1962) e esta é a 50ª Assembleia Geral da CNBB. As primeiras aconteceram em Roma, durante o Concílio Vaticano II (1962-65), depois, no Rio de Janeiro, a maioria em Itaici-SP, uma em Brasília (2010), devido ao Congresso Eucarístico Nacional e, agora, Aparecida parece definir-se como o local definitivo para as Assembleias Gerais da CNBB.
Mesmo não estando em Aparecida, podemos acompanhar as celebrações, tanto da Eucaristia diária quanto de outras celebrações e entrevistas, com muitos bispos, seja pela TV Aparecida, a Rede Vida de Televisão, ou, ainda, pela TV Canção Nova, ou a TV Século 21 e outros meios.
Estejamos em sintonia e, neste tempo pascal, não faltem as nossas orações e nem nossa humildade para que acolhamos as decisões que em Aparecida forem tomadas, sob inspiração da ação do Espírito Santo de Deus na história da Igreja.

Colaboração: Padre Nilo Buss
Imagem ilustrativa: internet (divulgação)