1 de mar de 2012

Padre Nilo usa a tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre a Campanha da Fraternidade

Padre Nilo iniciou a fala apresentando dados sobre a saúde pública no país

Representantes de pastorais e movimentos, além de visitantes, estiveram presentes na noite desta quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Jaguaruna para acompanhar a falação do Pe. Nilo Buss, que utilizou a tribuna do Legislativo por quase uma hora para falar sobre a CF 2012.
Durante a fala, ele destacou a história e importância da Campanha da Fraternidade, em especial a desse ano, que contempla a saúde pública. “A Campanha da Fraternidade teve início em 1964 e desde então começou a ser realizada anualmente e de cinco e cinco anos é realizada uma campanha ecumênica que abrange não só a igreja católica, mas todas as igrejas cristãs. E esse ano envolvendo um assunto que diz respeito a todos os cidadãos brasileiros, a saúde pública”.
Pe. Nilo aproveitou ainda para destacar a necessidade de se fazer a prevenção. “Dados mostram que nos últimos dez anos houve um aumento de valor em repasse para atendimento a dependentes tóxicos em mais de 900%, ou seja, um dinheiro que poderia se investido em outra área da saúde, caso nós conseguíssemos fazer com que nossos jovens não seguissem ou deixassem esse caminho”.
Ainda de acordo com dados apresentados por Pe. Nilo, apenas 3.24% do PIB Nacional são investidos na saúde. “Além de ser considerado pouco, é necessário saber se realmente esse dinheiro está sendo investido de forma correta e é justamente esse o papel da campanha, questionar, conscientizar e buscar junto à comunidade ações que possam mudar a nossa realidade em relação à saúde pública”.
Depois de finalizar a explanação e responder a questionamentos, Pe. Nilo agradeceu a oportunidade e abençoou a todos.
Texto base foi entregue ao presidente da Casa Legislativa
No final da explanação, Pe. Nilo deu a bênção sacerdotal