1 de mar de 2012

Jovens da comarca de Jaguaruna se reúnem para planejamento

A paróquia de Jaguaruna acolheu no último sábado, 25, os jovens do setor juventude comarcal para a primeira reunião do ano. A atividade contou com a participação de jovens representantes de quatro paróquias da comarca e ainda com a representante do setor diocesano de juventude, Irmã Elisângela Salles.
Também se fez presente na reunião, o seminarista Marcelo Buss, que está auxiliando Pe. Nilo na paróquia de Jaguaruna.
Além de planejar e refletir sobre o trabalho com a juventude a ser realizado durante este ano, as lideranças jovens da comarca já começam a pensar os desafios de 2013 com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde todas as paróquias da Diocese deverão se envolver em grandes atividades para realização deste avento mundial.
A grande novidade de 2012 está na realização do Curso Querigma, que acontece em nível comarcal. “O curso aconteceu em 2011 em nível diocesano e este ano resolvemos trazê-lo para as comarcas, buscando a ampliação de seus resultados”, frisou Irmã Elisangela.
O administrador paroquial de Jaguaruna, Pe. Nilo Buss, falou sobre a importância da organização da juventude. “Este ano a paróquia de Jaguaruna será anfitriã e acolherá este grande projeto, que é a realização do curso. A organização da juventude e o fazer, é primordial. Esperamos que a juventude possa e saiba aproveitar este momento”, enfatizou.
Além da equipe comarcal que irá contribuir de forma mais expressiva na coordenação dos trabalhos, os vários movimentos e organizações de juventude da comarca que estavam representados devem contribuir também com o desenvolvimento das atividades propostas e fazer com que estas dêem maiores resultados no trabalho de base, realizados por estes movimentos e organizações.
O que é o curso Querigma?
O Querigma é um curso para lideranças jovens que busca contemplar a diversidade de trabalho com a juventude na Diocese. Realizado em três etapas em nível de Diocese no ano passado, em 2012 a atividade vai ser realizada nas comarcas.
Em função da necessidade de envolvimento da coordenação diocesana do setor e em vista às diversas atividades que a Diocese realiza com a juventude durante o ano, o curso nas comarcas teve sua estrutura de planejamento e conteúdo reduzidos para duas etapas.
Todas as comarcas da Diocese irão realizar este curso. Na comarca de Jaguaruna, acontecerá em dois finais de semana com as seguintes datas 16 e 17 de junho e 01 e 02 de setembro. Os jovens das paróquias que integram grupos de jovens ou que participam de outras pastorais da igreja podem participar desta formação, bem como os demais jovens que tenham curiosidade e vontade de estar integrando este espaço.

Colaboração: Aline Nandi/ Sangão
Foto: Vanderleia Pereira