20 de mar de 2012

Curso de Formação Bíblica inicia na paróquia

Diretamente vinculado ao Curso de Teologia Pastoral, realizado na primeira segunda-feira de cada mês, iniciou nesta segunda-feira, 19, no centro de Pastoral da Igreja Matriz, o Curso de Formação Bíblica, que contou com a participação de 86 pessoas. Ambos fazem parte do projeto de Formação de Lideranças.
“Nosso objetivo nestes encontros de formação bíblica é de buscarmos uma maior compreensão da Palavra de Deus para podermos conhecer a pessoa de Jesus de Nazaré e assim amá-Lo e servi-Lo nas nossas comunidades e pessoas através de nossas liturgias e de nossa prática cristã cotidiana”, ressalta o seminarista Marcelo Buss, um dos responsáveis pelo curso.
No primeiro encontro foram realizados alguns esclarecimentos básicos sobre a Palavra de Deus: Quando, como e por quem a Bíblia foi escrita; é composta por quantos livros e como estes conjuntos de livros estão organizados; os diferentes tipos de linguagem (histórias, estórias, poesias, romances, parábolas, alegorias, provérbios, orações, cantos, profecias, etc.); de que material foram compostas as primeiras Bíblias; a diversidade de traduções (Bíblia Pastoral, do Peregrino, de Jerusalém, Ave Maria, etc.); e a diferença entre a Bíblia Evangélica da Católica.
Este primeiro encontro, de caráter introdutório, foi apresentado pelo seminarista Marcelo W. Buss, que está auxiliando nos trabalhos pastorais da paróquia.  Outras lideranças estarão prestando assessoria nos próximos encontros, tais como Pe. Edinei (Paróquia Oficinas – Tubarão) e do seminarista Rodrigo (Paróquia de Capivari de Baixo), além do seminarista Marcelo. Serão apresentadas temáticas sobre a formação do povo de Israel; a Monarquia e o movimento profético; o movimento sapiencial; o evento Jesus de Nazaré; as cartas paulinas; e os escritos joaninos.
“Foi um encontro bastante participativo, onde as pessoas levantaram algumas questões intrigantes acerca da nossa fé e da maneira pela qual a Igreja Católica interpreta a Palavra de Deus”.
Para o próximo encontro, dia 02 de abril, a expectativa é que haja sempre grande participação. “A expectativa para os próximos é boa, tendo em vista a efetiva participação do primeiro encontro. Que tenhamos a disponibilidade para fazermos a Palavra de Deus ser Vida em nossas vidas", finaliza Marcelo.

Redação e fotos: Vanderléia Pereira
Colaboração: Seminarista Marcelo W. Buss