7 de mar de 2012

Conselho Comarcal de Pastoral com reunião em Jaguaruna

Nesta terça-feira, 06, a partir das 19h30min, realizou-se, em Jaguaruna, no Centro de Pastoral, a primeira reunião do Conselho Comarcal de Pastoral. Fizeram-se presentes, além dos padres da Comarca, também os coordenadores comarcais de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos e os coordenadores dos CPP’s (Conselhos de Pastoral Paroquiais). Pela diocese esteve seu Administrador Diocesano Pe. Sérgio Jeremias de Souza e Pe. Lino Brunel, Coordenador Diocesano de Pastoral.
Os principais temas em pauta foram os eventos diocesanos e comarcais para o ano de 2012. Pe. Lino Brunel, inicialmente apresentou o livrinho da “Programação Pastoral para 2012” e falou da importância de se ter sempre presente este instrumento no dia a dia da caminhada da vida de Igreja.
Num segundo momento falou-se das Prioridades diocesanas e comarcais. Na Prioridade Juventude falou a Srta. Aline Nandi, pelo Setor Juventude Comarcal. Partilhou sobre o Curso Querigma, na Comarca, em duas etapas, nos dias 16 e 17 de junho e 01 e 02 de setembro, com a participação de 15 jovens líderes por Paróquia. O mesmo se dará em Jaguaruna e os jovens dormirão no mesmo ambiente. Falou também da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, quando se quer reunir mais de 04 milhões de jovens com o papa. Haverá, uma semana antes, a pré-jornada. Para a mesma poderão vir a Tubarão até dois mil jovens. Cada paróquia haverá de acolher uns tantos deles, jovens de países e línguas diferentes e ocupá-los durante uma semana. Desafios não faltarão. Comunicou também quanto à mudança do ENJOCRI para 28 de outubro.
Para a Prioridade dos Grupos de Famílias, como nível de Igreja, haverá muita oportunidade de formação tanto em nível comarcal quanto paroquial e ainda variados encontros, como o inter-diocesano, no dia 20 de maio, em Governador Celso Ramos e o estadual de CEB’s em Florianópolis. Aguarde-se por novas informações e encaminhamentos.
Para a Prioridade das Pastorais Sociais, o principal encaminhamento foi o Fórum Diocesano das Entidades que trabalham o social, para 26 de maio, em Tubarão e o Curso Comarcal para Conselheiros nos dias 22 e 24 de maio em Jaguaruna.
Haverá também formação específica para Ministros da Palavra, provisionados pelo bispo, como hoje o são os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Um questionário prévio fará o levantamento da realidade em cada paróquia. Depois, o Curso Diocesano para Monitores para ser ministrado, finalmente, nas paróquias.
Foram ainda vistos os eventos em nível comarcal, conferindo se estavam devidamente encaminhados, com atenção especial para a Campanha da Fraternidade.
Ao final da reunião serviu-se um jantar nas dependências do Centro Pastoral.
Pelo visto todos saíram muito contentes e agora é tocar o barco em frente.
Não faltará, por certo, a docilidade à ação do Espírito Santo.

Colaboração: Padre Nilo Buss
Fotos: Vanderléia Pereira