16 de mar de 2012

Começou a catequese formal!

Nesta terça-feira passada, dia 13, iniciou-se na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Jaguaruna, a catequese “formal” para nossas crianças e adolescentes. Quando se fala em catequese “formal” se quer entender a catequese específica para nossas crianças que em 2012 completam 09 anos e vão até receber a Crisma quando terão completados seus 14 para 15 anos. Compreende, num primeiro ano, a Catequese da Iniciação Cristã, no segundo, a Catequese Eucarística, quando recebem a Primeira Comunhão, seguindo-se, depois, a Catequese Intermediária, que pode durar até três anos, depois a Catequese da Perseverança e culminando com a Catequese da Crisma.
Escrevi “culminando” porque deveria concluir-se com a fase da opção amadurecida de nossos jovens e adolescentes por Jesus Cristo, de seu compromisso em comunidade como Igreja, embora sabedores de que tal opção não acontece para uma grande maioria deles. Continuará sempre sendo um desafio para os padres, os catequistas e, acima de tudo, para seus pais, a evangelização de seus filhos.
Apesar deste desafio, é bonito ver nossas crianças e adolescentes se reunindo para este momento tão importante da iluminação de sua fé. Verdade é que uns tantos deles talvez venham apenas para satisfazer a vontade de seus pais, mas aqui estará outro desafio para nossas/os briosas/os catequistas. As áreas de maior interesse, de muitos deles, poderão ser a aula de violão, o computador, a piscina, o balé, um esporte qualquer. Ainda mais quando na família se tiver esta mentalidade Então os desafios serão maiores ainda. Mas faz-se o que estiver ao alcance.
Ao lado desta catequese formal, a paróquia também oferece a Escola Paroquial para a Formação de Lideranças, sempre nas primeiras e terceiras segundas-feiras de cada mês. A formação será bíblica e teológico-pastoral, alternando-se. Neste próximo dia 19 de março já teremos, às 19h30min, no Centro Pastoral, o segundo encontro.
Como se não bastasse está-se também acolhendo as pessoas adultas, acima dos 18 anos, que não receberam ainda a Primeira Comunhão e nem mesmo a Crisma, que se inscrevam na Secretaria Paroquial, até a Páscoa, para depois poderem receber uma catequese com preparação específica.
Em assim sendo a paróquia oferece uma especial oportunidade para todos quantos desejarem conhecer em maior profundidade a sua fé e sua religião e poderem ser testemunhas cristãs num mundo hoje tão inimigo e refratário à vivência cristã.

Colaboração: Padre Nilo Buss
Imagem ilustrativa: internet (divulgação)