2 de fev de 2012

Preparando a Campanha da Fraternidade

No próximo dia 11 de fevereiro, a Diocese de Tubarão faz acontecer, no Salão Paroquial do Morrotes, em Tubarão, das 08h30min às 17h, num sábado, um Seminário sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública” e, lema: “Que a Saúde se difunda sobre a terra” (cf Eclo 38,8).
O tema é deveras provocante. Quem de nós não está às voltas com algum problema de doença, seja sentindo-a na própria pele, ou com doentes familiares em casa? As doenças nos sobrevêm de todos os lados. Quando menos se espera elas batem à porta, seja de pobres ou ricos. O que as distingue é que alguns têm mais acesso a recursos para livrar-se de sua maior agressividade. Mas, o direito à saúde pública é de todos.
Deus não quer pessoas doentes. Todas as doenças têm explicação humana e científica. Deus não é responsável e nem culpado por nenhuma doença. Ele não envia doença para provar ninguém. Somos nós que as provocamos contra nós mesmos pelo descuido com a criação.
Apresentando-se assim a realidade, é mais do que urgente que a Igreja se ocupe dela e lance uma luz que nos vem da Palavra de Deus. É possível minorar este espaço de sofrimento.
Por isso o Seminário diocesano aqui e acima proposto. A Paróquia Nossa Senhora das Dores também quer fazer-se presente. Está-se encaminhando uma delegação ao redor de 15 pessoas que depois, no retorno, coordenarão as ações desta Campanha da Fraternidade em nossa paróquia e reforçarão o campo de ação da Pastoral da Saúde em todas as suas possibilidades. Cada um poderá envolver-se ao seu modo nesta grande tarefa da busca pela saúde pública para todos. Aguarde e, depois, mãos à obra. Você também é co-responsável pela saúde para todos!

Redação: Padre Nilo Buss
Imagem ilustrativa: Site da CNBB