13 de fev de 2012

Nomeado novo núncio apostólico para o Brasil

Dom Giovanni D'Aniello representará o Vaticano junto ao Governo Brasileiro

O papa Bento XVI anunciou nessa última sexta-feira, 10, a escolha do novo núncio apostólico para o Brasil. Trata-se de Dom Giovanni D’Aniello, atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, irá substituir Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano.

Missão:
O Núncio Apostólico é o representante diplomático do Estado do Vaticano junto ao governo brasileiro. Além de representar a Igreja diplomaticamente, o Núncio exerce a função de ligar a Igreja Católica do Brasil junto à Santa Sé.

Sobre o novo núncio:
Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.
Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Redação: Vanderléia Pereira
Fonte de pesquisa e foto: CNBB