9 de fev de 2012

Lançada oficialmente a logomarca da Jornada Mundial da Juventude


Foi lançada oficialmente nesta última terça-feira, 07, a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que em 2013 será realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Entre as autoridades que compareceram no cerimonial de lançamento, realizada no auditório do Edifício João Paulo II (Glória), estavam presentes também, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno e o atual secretário da Congregação para os Bispos, em Roma, Dom Lorenzo Baldisseri.
Na oportunidade, Dom Orani anunciou o vencedor do concurso da logomarca, Gustavo Huguenin, 25 anos, natural da cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio.
O arcebispo do Rio lembrou que a Jornada vai muito além do Rio de Janeiro ou do Brasil. “Os jovens vão levar daqui valores novos para o mundo. Alegra-me ver que podemos fazer desse trabalho local, um serviço de amor para o mundo. Estaremos influenciando o presente e o futuro”, completou Dom Orani.

Redação Vanderléia Pereira
Imagem: Setor de Comunicação JMJ

Sobre a logomarca
Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional. (Fonte: Setor de Comunicação JMJ)

0 comentários:

Postar um comentário