8 de dez de 2011

A paróquia de Jaguaruna em Assembleia de Pastoral

Na noite da última quarta-feira, dia 07 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, realizou a sua Assembleia Paroquial de Pastoral, com o principal objetivo de planejar a sua ação pastoral para o ano de 2012.
Estiveram representadas todas as 19 Comunidades que compõem a Paróquia bem como os que coordenam Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos em nível paroquial.
Por primeiro, depois da abertura e dos atos iniciais, foi projetado o resultado da avaliação feita previamente. Esta consistiu fundamentalmente em responder a 04 itens: 1) o que de mais positivo aconteceu, em toda a paróquia, em termos de pastoral, em 2011; 2) os dados da caminhada mais negativos; 3) os desafios mais urgentes a serem enfrentados em 2012 e, 4) sugestões para a sua superação. A avaliação foi muito rica e trouxe muitos elementos a serem levados em conta.
Num segundo momento, tendo-se conhecido as Prioridades diocesanas, a saber: a) Juventude, b) Grupos de Famílias e, c) Pastorais Sociais, - que já receberam atenção em nível comarcal, - fez-se os encaminhamentos destas Prioridades para trabalhá-las em nossa Paróquia.
No atinente à JUVENTUDE, - um pouco prejudicada pela ausência de responsáveis mais diretos, - decidiu-se; a) por apoiar a organização do Setor Juventude na Paróquia; b) apoiar o “Curso Querigma” Comarcal, em duas etapas (16-17/06 e 01-02/09); c) apoiar a Gincana Jovem Comarcal (28/09); d) apoiar a realização diocesana do ENJOCRI (14/10), em Armazém e, e) em parceria com a Catequese, apoiar o Retiro Paroquial de todos os Crismandos de 2012, em outubro, antes da Crisma que acontecerá dia 28/10, às 19h.
Com relação aos GRUPOS DE FAMÍLIAS, votou-se: a) por uma grande concentração paroquial em 25/11, na Festa de Cristo Rei; b) pela reorganização da coordenação paroquial dos Grupos de Famílias, com representantes de cada comunidade, esta com reuniões em 10/03, 16/06 e 25/08; c) pela formação sistemática dos seus coordenadores e, d) por encontros na ocasião do lançamento de mais um livrinho/roteiro para os Grupos de Famílias.
Em se tratando das PASTORAIS SOCIAIS: a) apoiar o trabalho da Cáritas Paroquial na articulação das Pastorais Sociais; b) apoiar o Curso Comarcal para Conselheiros, em 22 e 24 de maio, em Jaguaruna e) c) apoiar as suas demais atividades.
Decidiu-se ainda; a) por um Seminário Paroquial, em 15 de fevereiro, para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade/12, sobre o tema da Saúde; b) o apoio à criação do “Diziminho Infantil”, pela Catequese; c) o Curso para Ministros da Palavra e, d) encaminhar a criação duma Escola Paroquial de Formação de Lideranças que articule todas as frentes de formação.
Pelo visto as conclusões desta Assembleia foram muito boas. Agora é arregaçar as mangas, pôr-se a caminho e aplicá-las. Ademais, haverá ainda uma ação pastoral imensa que foi planejada por cada Pastoral, Movimento, Associação e Organismo. Que todos tenham abertura e humildade diante da ação de Deus e permitir, com o esforço e a dedicação pessoal que frutifiquem os dons por primeiro concedidos por Deus a cada um.

Redação: Padre Nilo Buss
Foto: Vanderleia Pereira